quinta-feira, 29 de maio de 2008

PROJETO MAIS TEMPO NA ESCOLA “EDUCAÇÃO PARA A VIDA”


EEEFM ARISTÓBULO BARBOSA LEÃO

Seguindo o projeto Mais Tempo na Escola do Governo do Estado do Espírito Santo, a Escola Aristóbulo Barbosa Leão em parceria com o governo irá neste ano de 2008 dar o pontapé inicial para sua realização.

A Escola possui dois projetos: o Projeto Coral ABL e o Projeto Educação para a Vida, este ministrado pelas professoras Patrícia Alves Sanches Matos (História) e Renata Marçal de Souza (Biologia).

O Projeto Educação para a Vida tem como lema principal à questão Mente Sã e Corpo São onde as matérias de História e Biologia se completam interdisciplinarmente. Atuando juntas em várias questões da vida social do aluno, aprendendo a cuidar e proteger o seu corpo, através de bons hábitos alimentares e de sua mente participando ativamente da leitura e da pesquisa.

O aluno ficará na escola por mais tempo, num total de 10(dez) horas aulas por semana, sendo essas aulas presenciais, ou ocorrendo através viagens, pesquisas de campo, visitas técnicas, e tudo mais que for necessário para ampliar o conhecimento do aluno dentro das disciplinas citadas.

Em História eles terão um preparo para ingressar no mercado de trabalho, conhecer a sociedade e o meio onde vive, a história de sua comunidade de seu estado do seu país, aprendendo ainda sobre inclusão social, planejamento familiar, sustentabilidade, cuidando da mente lidando com as adversidades da vida em sociedade e se integrando sociamente.

Em Biologia a prática substituirá a teoria, levando o aluno ao meio ambiente que o cerca, vivenciando todas as alterações, modificações de seu corpo, observar comportamento familiar e as influências sobre sociais.

Sob a vida humana. Por fim conhecendo, cuidando e protegendo o seu corpo.

História e Biologia se fundem em uma só área de interesse para dar ao aluno melhor qualidade de vida. Educar é um ato de se doar e Educar para Vida é cuidado.

Nós professores desse projeto temos a certeza de que Educar para Vida é deixarmos de nos esconder por detrás do quando negro e do giz e enfim guiar o educando para a vida.

Algumas visitações técnicas agendadas: Museu da Vale, Parque Ambiental da Vale, Área de Engenharia Ambiental da UFES, CST, Mosteiro Zen Budista, onde aprenderão conservação ambiental e culturas de povos.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Resposta das Atividades dos Capítulos 5,6 e 7 para os 1º anos

Cap.5. Povos da Mesopotâmia.
Monitorando (p.42)

1) Sim. O aumento da Prod. agrícola e pastóril pssibilitou o aumneto da população das aldeias, tornando necessário novas formas de organização, do trabalho da justiça e da religião da segurança dos habitantes e da proteção dos bens econômicos, que explicam o surgimento das cidades.
2) Os Jardins Suspensos da Babilônia constituiam um grande conjunto arquitetônico construído pelo rei Nabucodonosor.

Monitorando (p.44)
1)Originalmente não havia muita diferença pq o poder político e o poder religioso eram interligados. Os sacerdotes além da religião controlavam a política e a economia. O rei controlando o palácio e sua corte (funcionários), exercia o poder econômico ampliado de acordo coom o aumento das cidades e do desenvolvimento das atividades urbanas. Além disso o poder do rei era considerado de origem divina, o q também lhe assegurava liderança religiosa.
2) Cidade estado era a forma de organização polítca das cidades na Mesopômia, q jamais chegaram a formar um reino único, embora em diferentes épocas a s cidades mais importantes tenham imposto seu domínio sobrea as autras. A Mesopotâmia também se rganizou em grandes impérios um deles governado pelo rei Nabucodonosor.

Monitorando (p.44)
1)As primeiras formas de escritas eram representadas por desenhos figurativos (pictográficos) do objeto representado, utilizado como forma de registro da contabilidade dos templos. Posteriormente os sinais passaram a represnetar idéias. Finalmente passaram arepresnetar sons da fala humana, eram imp´ressos em argila na forma de cunha (escrita cuneiforme). A escrita tornou possível registrar toda a contabilidade do templo além de histórias q anteriormente eram feitas d eforma oral.

Monitorando (p.45)
1)O Código de Hamurábi foi uma reunião de normas sobre transgreções cometidas; ela não apresentava definição para os crimes, mas descrevia casos específicos q seriam usados como padrão a ser aplicado em situações semelhantes. A pena era estabelecida prporcionalmente ao crime praticado, oq ficou conhecido como princípio de Talião. Por exemplo se alguém arrancasse os dentes de outro, seus dentes seriam arrancados. A pena também podria ser paga na forma de recompensa econômica.

Oficina de História (p.46)
1).a. Deve-se analisar o conceito de civilização q estudamos no cap. anterior, verificando q na Mesopotâmia exitia toda uma organização política, uma escrita uma religião uma sociedade organizada.
b. Cidades exécito permanente, o uso da roda em veículos, como a carroça, a escrita e os códigos jurídicos escritos.
2) Ao contrário da grande maioria brasileiros (cristãos e portanto monoteísta) os mesopotâmicos eram politéistas (adoravam diversos deuses), onde os sacerdotes exerciciam grand epoder devido seu poder religioso e econômico.
3,4 e 5 Questões com respostas pessoais.


Cap.6. Egípcios

Monitorando (p.50)
1)Provavelmente, a necessidade de enfrentar problemas comuns (abrir canais de irrigação, construir diques, organizar atividades agrícolas)levou parte dos povos egípcios a se reunir entribos e aldeias, q ao longo dos tempos, se unificaram e acabaram por originar o Baixo e o Alto Egito. Na ´´epoca das cheias, as água do Nilo inundavam suas margens, depositando humus que fertilizavam as terras - oq favorecia a agrícultura. Para controlar as cheias, contruíram diques e barragens, que protegiam as vilas e as casas das inundações. Também construíam canais de irrigação para levarem a áqua a regiões mais distântes das margens do rio.
2) Por volta de 3100 a.C., os governantes do Alto Egito conquistarma o baixo Egito q ficava ao norte, unindo os dois reinos sob o domínio do Faraó.

Monitornado (p.51)
1) O poder concentrava-se no faraó q era o rei supremo, considerado um deus vivo e responsável pela proteção e prosperidade de seu povo. Além do poder político, o faraó detinha o poder religioso, administrativo, judicial e militar; para governar contava com a ajuda de muitos funcionários, entre eles os escribas, os administradores de províncias, os militares os sacerdotes e os tjati (vizir) chefe da adminstração e da política.
2) A sociedade egípcia era constituída de camponeses, diversos tipos de artsãos e um grupo relativamente pequeno de escravos. Os camponeses eram responsáveis por todo trabalho necessário a agricultura e a criação de animais. Entre os artsãos, haviam os q produziam artigo de luxo e trabalhavam em oficinas urbanas e os menos qualificados trabalhavam em oficinas rurais e produziam artigos mais rústicos, além de trabalhadores especializados nos mais diversos ofícios, como os ligados ao sepultamneto dos mortos. O grupo de escravos era composto, principalmente, de prisioneiros de guerra; suas condições de vidad variavam de acordo com as funções exercidas.

Monitorando (p.53)
1 A religião egípcia comportava a crença na condição divina do faraó, q era considerado um deus vivo, e isso justificava o poder, q lhe era atribuído, de controlar a sforças da natureza em proveito dos egípcios.
2) Por acreditarem que, após a morte, as pessoas continuavam a viver no reino de Òsiris, onde seriam julgados por esse deus, os q fossem absolvidos poderiam voltar a seus corpos, que, por isso precisavam se conservados.
3) A construção de templos e a criação de esculturas e pinturas representando deuses.

Oficina de História (p.54)
1) Obras de controle da natureza: Mesopotâmia e Egito, construíam canais de irrigação e aproveitavam os rios para sua agricultura
Religião: Ambos eram politeístas, os sacerdotes da Mesp. e do Egito também relaizavam atividades economicas. Os egípcios cultuavam seus deuses e tinham uma visão positiva da morte, como um forma de libertação, diferente dos mesopotâmios.
Poder Político: Na Mesp. o poder era centralizado no rei, no Egito o rei supremo era o Faraó considerado um deu supremo.
Escrita: Os sacerdtes mesopotâmicos desenvolveram um sistema de escrita e numeração para controlar a contabilidade, os súmerios desnvolveram as escritas pictográficas e ideográficas. Os egípcios criaram pictogramas, ideogramas, etras e fonemas, desenvolveram os hieróglifos q era a escrita sagrada.
2, 3 e 4 pessoal

Cap.7. Hebreus, Fenícios e Persas

Monitorando (p.57)
1)As fases do governo hebraicas foram:
1ª governo dos patriarcas, no qual as comunidades tribais eram comandadas por chefes denominados patriarcas, venerados como pais da comunidades.
2ª governo dos juízes, q exercia o poder político religioso, comandavam de forma energética o cumprimento dos costumes religiosos, mas não contaam com uma estrutura administrativa regular.
3ª monarquia criada para centralizar o poder e organizar forças para enfrentar os adversários.
2) A história dos hebreus foi marcada por migrações, perseguições e lutas, cativeiros,fugas e dispesões, contudo eles mantiveram sua herança cultural devido à unidade linqüística e à manutençaõ de uma forte tradição religiosa.
3) Depois da destruição da monarquia hebraíca e da perda sucessiva de autonomia política, com a invação do spersas, macedônicos etc., grupos de hebreus dispersaram-se pelo mundo todo, mas conseguiram manter a identidade cultural e, sobretudo religiosa. Por isso pode-se afirmar q embora não possuíssem um estado (criado no ano de 1948, o estado de Israel, par aos povos hebraícos) eles formavam um nação.
4)Diferentes de todos os povos antigos que eram politeístas, e acreditavam em vários deuses, os povos hebraícos foram os povos que levaram a base so cristianismo para todos os povos de nossa história.

Monitorando (p.59)
1) As disputas politicos econômicas por mercados enfraquecia o poder das cidades-estados fenícias, de modo q nenhuma delas se tornou suficientemente forte para promover uma unificação política.
2) A escríta alfabética, q representou um meio de comunicação mais acessível a um grupo cada vez maior de pessoas, representou um recurso mais prático para o registro das transações comerciais.

Monitorando (p.60)
1) O império Persa era dividido em províncias, chamadas satrapias, cada uma governada por um administrador - o satrápa. Essa organização administrativa foi adotada para q fosse possivel cuidar de todos os domínios da vasta extensão territorial do império.
2) pessoal

Monitorando (p.61)
1)O Zoroatrismo se assemelha às três grandes religiões monoteístas sobretudo em termos éticos, a idéia de q o bem depende de opção e ação dos seres humanos, que podem por meio do culto e de rituais, complementados por ações concretas se associar à obra do princípio do bem, q criou o mundo. Contudo, nas três religiões mencionads, a crença na existência do mal não significa a aceitação da existência de uam segunda divindade como ocorreria no zoroatrismo.

Oficina de História (p.61 e 62)
1) a. O texto foi retirado da Bíblia, livro do Êxodo, versículos indicado nos créditos. O texto propõe a correspôndencia entre o crime cometido e a pena a ser recebida.
b. Ambos têm propostas semelhantes, para a correspondencia entre a pena e o crime.
c. A semelhança pode ser explicada pelo fato de se tratarem de povos que têm a mesma origem e durante muito tempo habitaram a mesma região. A tradição biblíca também tem origem na sociedade sumeriana.
2)pessoal
3)Atualmente observa-se outras formas de dominação, economica, cultural e familiar. Por exemplo o controle de mercado, impondo a vena de produtos, determinadas formas de produção, principalmente salários mais baixos, exportação e importação de valores culturais, moda, comportamento,criando novas forams de colonização com o uso de avançados recursos tecnológicos, instalçãoes de tropas capazes de intervir na proteção do país.
4) pessoal
5)pessoal

Vestibular
1.d 2.c 3.a,e 4.d 5.a